selo selo
Foto da instituição
Portal / GRADUAÇÃO
Direito

SOBRE O CURSO

Duração: 5 anos

Modalidade: Presencial

Titulação: Bacharelado

Turnos: Matutino e noturno

Carga horária: 3.780 horas

Avaliação INEP: 4

Aulas:
Norturno: de Segunda-feira a Sexta-feira (das 19h às 22h20min) e Sábado (das 8h às 11h20min)
Matutino: de Segunda-feira a Sábado (das 8h às 11h20min)

Situação Legal:
Situação Legal: autorizado pela portaria do MEC nº 4.093 de 30 de novembro de 2005 e Reconhecido pela portaria do MEC nº 272 de 19 de julho de 2011.

Corpo Docente

Fale com o coordenador: Professor Mestre Manoel Bonfim Furtado Correia
bonfim@catolica-to.edu.br
Documentos:
Horário 2013/1 (PDF)
Estrutura curricular (PDF)
Departamentos:
Monografia
Regulamento de Monografias
Termo de Autorização de Deposito de Monografia

Missão

A missão do Curso de Direito da Faculdade Católica do Tocantins é difundir por meio do ensino, o saber jurídico, propiciando sólida formação geral e humanística, capacidade argumentativa, competência para analisar, articular e interpretar os fenômenos jurídicos com criticidade, tudo isso permeado de responsabilidade ético-social.

Objetivo

Formar cidadãos conscientes de seu papel e de sua atuação enquanto agentes transformadores da realidade social, proporcionando uma sólida formação teórica e prática, com o necessário embasamento nos diversos campos das Ciências Jurídicas, transmitindo aos acadêmicos conteúdos gerais e específicos para que os mesmos, ao concluírem seu bacharelado, além da necessária habilitação técnica, possam contribuir com o aperfeiçoamento da sociedade, de forma critica e humanista.

Perfil do egresso

O Curso de Direito da Faculdade Católica do Tocantins busca proporcionar e imprimir no graduando o seguinte perfil:

a) Adequada argumentação, interpretação e valoração dos fenômenos jurídicos e sociais, aliados a uma postura reflexiva com visão crítica que fomente a capacidade para equacionar problemas coletivos e individuais e aptidão para aprendizagem autônoma e dinâmica.

b) Aptidão para atuar nas diversas áreas do direito de forma competente tanto na advocacia, na magistratura, no Ministério Público, na Instituição Policial, nas representações parlamentares federais, estaduais e municipais e nas empresas e entidades públicas e privadas, assumindo digna postura ética geral e profissional, humanista e política, condizente com seu papel de operador do Direito.

c) Compreensão da realidade teórica e tecnológica da sociedade da informação.

d) Senso crítico e capacidade técnica fundamentada na ética profissional, objetivando prevenir e resolver conflitos atendendo às exigências sociais indispensáveis à liberdade do ser humano e do aprimoramento da sociedade.

e) Sólida formação geral, ética, humanística e epistemológica com prevalência axiológica, aliada à técnica jurídica e vernacular, como práticas indispensáveis à compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais, políticas e econômicas.

f) Visão atualizada e contextualizada de mundo e, em particular da consciência sócio-política, antropológica e ambiental dos problemas nacionais, regionais e locais.

Práticas acadêmicas ofertadas

O Curso de Direito propicia o desenvolvimento de atividades práticas no Núcleo de Pratica Jurídicas, sob a supervisão de um Coordenador de Núcleo, de Professores Supervisores da área do direito correspondente às disciplinas de Prática de Estágio, mediante a prestação de servidos direta à comunidade por meio de atendimento consultas, conciliação, mediação e arbitragem, formalização e acompanhamento de processos, além de atividades simuladas e Estudos de Casos.

O Núcleo de Mediação do Projeto Pacificar agregado ao Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Católica do Tocantins foi implantado para levar a mediação às pessoas e comunidades que se interessarem em resolver seus problemas e conflitos de forma amigável, através do diálogo e do entendimento.