Foto da instituição
Portal / GRADUAÇÃO
Medicina Veterinária

SOBRE O CURSO

Duração: 5 anos

Modalidade: Presencial

Titulação: Bacharelado

Turno: Integral

Carga horária: 4.000 horas

Situação Legal:
Aulas: de Segunda-feira a Sexta-feira (das 9h às 12:30h e das 14h às 17:30h)

Fale com a coordenadora:

Prof.ª Ma. Juliana de Souza Pinto Pieroni
juliana.pieroni@catolica-to.edu.br

Agenda de Atendimentos

Documentos:

Grade Curricular e Corpo Docente
PPC de Medicina Veterinária
Laboratórios e Ambientes do Curso

Missão

Promover uma sólida e ética formação em Medicina Veterinária, através da capacitação de profissionais para as diversas áreas de abrangência da profissão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Tocantins e do Brasil.

Objetivo

Os objetivos do curso de Medicina Veterinária da Católica do Tocantins foram traçados cuidadosamente para que o aluno desenvolva ao logo do seu processo acadêmico as competências e habilidades necessárias para o pleno exercício das atividades profissionais. Sendo assim, a estrutura curricular auxiliará de maneira substancial para se atingir os objetivos abaixo propostos:

  • habilitar profissionais para desenvolver com qualidade ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde animal individual e coletiva;
  • proporcionar formação teórica e prática em clínica e cirurgia, medicina veterinária preventiva e saúde pública, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, ecologia, reprodução, criação e alimentação de animais de companhia e de produção;
  • capacitar para o diagnóstico de problemas pertinentes à Medicina Veterinária, com específica atenção à saúde animal e pública, direcionando o profissional para a correta tomada de decisão, pensamento estratégico e solução dos desafios encontrados;
  • desenvolver o espírito empreendedor nos acadêmicos, embasando-os com noções de planejamento, administração e gestão;
  • estimular o aprendizado contínuo e a pesquisa científica, a busca pela informação e a constante atualização, bem como o trabalho em equipe, a comunicação e a liderança;
  • promover uma formação humanística e ética para a obtenção de um profissional preocupado com questões sociais e ambientais, proporcionando melhoria na qualidade de vida da sociedade local e regional.

Perfil do egresso

O Médico Veterinário formado pela Faculdade Católica do Tocantins estará capacitado e preparado para atender as exigências mercadológicas, sociais, ambientais e profissionais. Também será apto a atuar nas áreas de medicina veterinária preventiva, saúde animal, saúde pública, ecologia, saneamento ambiental, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, produção e reprodução animal, com respeito ao meio ambiente.

Práticas acadêmicas ofertadas

O aluno da Católica do Tocantins participa de uma proposta pedagógica que atende as especificidades da Medicina Veterinária garantindo a formação integral do profissional. As aulas teóricas geram subsídios para as inúmeras atividades práticas que são realizadas nas áreas básicas e específicas do curso. Para isso temos uma excelente infraestrutura composta por laboratórios equipados (Anatomia Animal, Bioquímica, Microbiologia e Imunologia, Microscopia, Bromatologia, entre outros) e setores experimentais de bovinos, equinos, suínos, aves, ovinos e caprinos. Novos investimentos estão sendo realizados para proporcionar práticas de patologia, clínica e cirurgia animal.

Ao longo de todo curso o aluno é o protagonista das atividades, sendo o centro do processo e tendo o professor como facilitador, orientador e mediador do ensino-aprendizagem.