Foto da instituição
Portal
Biblioteca

As Bibliotecas da Católica do Tocantins têm como objetivo promover acesso, recuperação e sobretudo transferência do conhecimento à comunidade universitária de forma organizada, favorecendo o desenvolvimento do ensino, pesquisa e da extensão, promovendo e facilitando o acesso a informação.

A Católica do Tocantins possui um Sistema de Bibliotecas constituído por 2 bibliotecas distribuídas em 2 campi. O Sistema possui: uma Biblioteca Central, responsável pela Coordenação técnica e que possui acervos relacionados às diversas áreas do conhecimento, e 01 setorial que oferece cursos na área de Agrárias.

As bibliotecas estão informatizadas através do sistema PERGAMUM- Sistema integrado, possui gerenciamento de dados, direcionado aos diversos tipos de Bibliotecas, possui controle gerencial, Processamento técnico, Circulação de materiais ( controle de empréstimos de qualquer tipo de documentos), com renovações e reservas online, e também através de um aplicativo para dispositivos móveis o “Pergamum Mobile”. Possui controle automático de envio de e-mail ao usuário.

O sistema permite ao usuário o acesso aos serviços e catálogos da biblioteca e integra, em tempo real, às rotinas de controle oferecendo a qualquer usuário operações de buscas através de Consulta ao catálogo por autor, título, assunto, pesquisa boleana, pesquisa por autoridades, etc. Acesso a milhares de e-books através das Bibliotecas Digitais que estão disponíveis à toda comunidade universitária.

A Internet e o serviço de correio eletrônico estão instalados nas bibliotecas da FACTO permitindo o acesso as informações na rede mundial de computadores e a comunicação rápida com outros usuários.

A atualização do acervo bibliográfico ocorre por indicação dos professores de acordo com o projeto pedagógico do curso, indicação dos usuários e através de doações. As indicações são analisadas e selecionadas pela Direção, Coordenadores de curso, Bibliotecário e posteriormente adquiridas pela Mantenedora UBEC. A aquisição é prevista no orçamento anual, sendo processada semestralmente para a expansão do acervo de livros, periódicos e multimeios.

O acesso aos serviços e catálogos se dá em tempo real. As operações de busca, reserva e renovação podem ser realizadas de qualquer local e as consultas podem ser feitas por autor, título, assunto e tombo. Para a utilização das bases de dados em CD-ROM, encontram-se disponíveis nas bibliotecas 6 microcomputadores com Kit Multimídia.

As Bibliotecas prestam serviços de: consulta local; empréstimo domiciliar; empréstimo entre bibliotecas (do grupo); serviços de reserva; solicitação de cópias de artigos de periódicos em outras bibliotecas do País e do exterior via COMUT; pesquisa bibliográfica automatizada; pesquisa bibliográfica em bases de dados e em CD-Rom, treinamento de usuários e serviço de divulgação de periódicos. O empréstimo domiciliar do material bibliográfico é facultado somente à comunidade acadêmica inscrita na Biblioteca, sendo que a comunidade local pode utilizar o material para consulta dentro da biblioteca.

Para o empréstimo do material bibliográfico a quantidade a ser emprestado varia de acordo como estabelece o regulamento da biblioteca e conforme a categoria.

Documentos:

Contato: biblioteca@catolica-to.edu.br