Foto da instituição
Portal
Extensão
A Extensão da Católica do Tocantins

A Católica do Tocantins, como instituição social, recebe da sociedade o credenciamento para, a partir da construção e sistematização de conhecimentos sólidos e bem estruturados, promover a formação de profissionais-cidadãos competentes.

A Extensão Acadêmica é um processo educativo, cultural, que se articula ao ensino e à pesquisa de forma indissociável, e que viabiliza a relação transformadora entre a instituição de ensino e a sociedade. Ela representa um trabalho de interação e intercâmbio na relação faculdade-professor-aluno-sociedade, exercendo influência sobre os desafios que emergem dessa relação e provocando modificação mútua e complementar. Constitui um veículo de comunicação permanente com os setores da sociedade e sua problemática numa perspectiva contextualizada. Forma profissionais-cidadãos capacitados a responder, antecipar e criar respostas às questões da sociedade.

A Extensão da Católica do Tocantins atenderá as iniciativas voltadas para a comunidade extra-campus, que garantam e difundam a qualidade científica, tecnológica, artístico-cultural e os valores cristãos, democráticos de igualdade e desenvolvimento social. As ações propostas devem atender, em especial, aquelas parcelas da sociedade que não têm acesso aos bens científicos e culturais, produzidos ou sistematizados pelo saber humano.

As Atividades de Extensão implicam na necessidade de uma articulação permanente entre as coordenações de Cursos e a coordenação de Pesquisa com seus respectivos projetos e programas. Elas serão consideradas como parte inerente ou etapa integrante dos processos de produção de conhecimento. Entende-se por extensão as ações desenvolvidas sob a forma de programas, projetos, eventos e atividades em consonância com as orientações do Plano Nacional de Extensão do MEC e o Plano de Desenvolvimento Institucional.

Para garantir a eficiência e a eficácia da Extensão da Católica do Tocantins foi criado a Coordenação de Extensão, como órgão consultivo da Vice-Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão que terá como missão assessoria os Cursos de Graduação na produção de Programas, Projetos, Cursos, Eventos e Ações extensionistas.

As Linhas de Ação

A Extensão da Católica do Tocantins pretende realizar esta função seguindo as seguintes ações:
I - Integrar o ensino e a pesquisa com as demandas da sociedade, buscando o comprometimento da comunidade universitária com interesses e necessidades da sociedade, em todos os níveis, estabelecendo mecanismos que relacionem o saber acadêmico ao saber popular.
II - Democratizar o conhecimento acadêmico e a participação da sociedade na vida da Católica do Tocantins.
III - Incentivar a prática acadêmica que contribua para o desenvolvimento da consciência social e política, formando profissionais-cidadãos.
IV – Reforçar propostas que objetivem o desenvolvimento regional, econômico, social e cultural.
V - Contribuir como a sistematização do conhecimento produzido na Católica do Tocantins.

Extensão - Regimento

Processos Anteriores