Atendimento via chat
Atendimento via chat

Foto da instituição
Central de Estágio

Central de Estágios da Católica do Tocantins

Localizada na Coordenação de Ciências Sociais Aplicadas no Campus I, a Central de Estágio tem por principal objetivo implantar política institucional de estágio em consonância com as diretrizes da formação profissional de cada um dos cursos de graduação da Católica do Tocantins e orientar os envolvidos em como proceder dentro da legislação e regimentos internos da instituição.

SÃO ATRIBUIÇÕES DA CENTRAL DE ESTÁGIO:

Fazer cumprir o disposto na legislação vigente; Atender aos estudantes, professores, agentes de integração e empresas; Acompanhar a atuação dos agentes de integração, de acordo com o previsto na política de estágio da Católica; Solicitar e acompanhar os convênios de estágio da Católica, que são realizados através nossa mantenedora UBEC com empresas e instituições interessadas em alunos estagiários, conforme normativas internas e parâmetros da legislação de estágio;
Manter atualizado: arquivo de documentos do setor, lista de empresas conveniadas, planilha com informações do estudante, curso, local e período de realização dos estágios obrigatório e não obrigatório.

EM QUE SITUAÇÕES A CENTRAL DE ESTÁGIO PODE ME AJUDAR?

Verifique a tabela de horários abaixo e entre em contato com Juliana Osmarini via telefone: 3221-2126 – Campus I e 3221-2171 – Campus II, presencialmente ou envie e-mail para centraldeestagio@catolica-to.edu.br . Estarei à disposição para solucionar dúvidas e ajudar no que for necessário.

MAS, AFINAL, O QUE É O ESTÁGIO?

O estágio é a oportunidade de colocar em prática os fundamentos teóricos aprendidos no ensino superior ainda em curso e vivenciar o cotidiano da profissão pretendida. Muitas vezes é a porta de entrada para o mercado de trabalho, proporcionando ao aluno que, antes de concluir sua graduação, experimente e aprenda não apenas conteúdos técnicos, mas também aquilo que pode ser um diferencial: como se portar no mercado de trabalho com inteligência emocional, criatividade e inovação, por exemplo.

COMO FUNCIONA O ESTÁGIO?

O estágio é regido pela Lei nº 11.788 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm), que estabelece uma série de regras a serem cumpridas pelos alunos, concedentes e instituição de ensino, visando a segurança da execução das atividades desenvolvidas pelos estagiários dentro de sua área de formação garantindo a oportunidade de aprimoramento profissional efetivo.
Há o estágio obrigatório, ou seja, indispensável para que o aluno conclua o curso e receba o diploma, e o não obrigatório, feito de acordo com a escolha de cada estudante. Os contratos de estágio têm duração de seis meses renováveis até que se completem dois anos. Depois desse período, é possível que o graduando seja efetivado.
A carga horária para estágio no ensino superior é de seis horas diárias e quem faz o estágio profissional não obrigatório recebe remuneração: uma bolsa, podendo ser acrescida de outros benefícios, como auxílio para transporte, por exemplo e em ambos os casos é obrigatório o seguro de vida.
O estagiário de ambas as modalidades deve ainda ser sempre supervisionado em suas atividades por um profissional formado na área da sua graduação e precisa apresentar relatórios a cada semestre para a instituição de ensino. Assim, seu desenvolvimento pode ser acompanhado pela universidade. No caso da Católica, os professores que orientam os estágios não obrigatórios são os coordenadores dos cursos.

IMPORTANTE! A CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIO ENTRE CATÓLICA/CONCEDENTE É OBRIGATÓRIA PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO!

O convênio é o documento que regulamenta e oficializa a parceria entre Faculdade Católica / Concedente do estágio, garantindo que as condições de oferta destes estejam dentro da legislação e exigências do nosso regimento. Para realizar o convênio, basta preencher o formulário disponível abaixo no item Convênios e protocolar a documentação completa e legível na Central de Atendimento.
O estágio não obrigatório e obrigatório somente poderá iniciar-se havendo convênio vigente (que é quando o nome da empresa é incluso na lista de convênios ativos do site) e termo de compromisso devidamente assinado por todas as partes.
Por ser um processo administrativo/jurídico detalhado, aconselhamos que verifiquem a possibilidade de estágio em empresa já conveniada ou providenciar a realização do convênio no semestre anterior a matrícula na disciplina de estágio supervisionado.
Nos casos dos estágios não obrigatórios, entre em contato com os agentes integradores, empresas e pessoas físicas conveniadas disponíveis na lista abaixo. Caso o local a ser realizado o estágio não possua convênio, deverá aguardar a celebração deste para iniciar o estágio.

QUEM PODE FAZER ESTÁGIO?

É preciso cumprir as regras abaixo:
I- Estar matriculado e com frequência regular;
II- As atividades a serem desenvolvidas devem estar de acordo com o Projeto Pedagógico do seu curso, e definidas em Termo de Compromisso;
III- A concedente deve ter convênio com a Católica;
IV- Celebrar Termo de Compromisso de estágio. Atenção: só se pode iniciar as atividades de estágio após o termo estar devidamente assinado por todas as partes: estagiário, representante da concedente e Diretor da Católica do Tocantins.

COMO CONSEGUIR UM ESTÁGIO?

Se você está em busca de um estágio, temos algumas dicas para ajudá-lo: Prepare e atualize seu currículo com atenção, adaptando-o à área ou vaga pretendida;
Pesquise empresas com programas de estágio alinhados aos seus objetivos profissionais. Quanto mais você se informar, mais segurança terá para fazer escolhas;
Procure a Central de Estágio e conheça os convênios e parcerias já firmados. Você pode encontrar a vaga perfeita e chancelada pela própria faculdade;
Converse com os professores do curso. Como várias vezes eles também são profissionais atuantes no mercado, sabem de vagas com exclusividade e podem fazer ótimas indicações. Procure sempre demonstrar suas qualidades, como comprometimento, responsabilidade e postura ética. A faculdade é uma vitrine onde você pode expor suas melhores qualidades e conquistar sua vaga no mercado de trabalho através dos bons relacionamentos que cultivar durante sua graduação;
Cuide com zelo do seu perfil nas redes sociais. Setores de Recursos Humanos, responsáveis também pelo recrutamento e seleção de estagiários, recorrem cada vez mais às mídias online para avaliar candidatos. Acompanhe os sites de agentes integradores como CIEE, IEL entre outros, como sites de emprego. Boas oportunidades costumam ser divulgadas com frequência.

O QUE PRECISO FAZER PARA REALIZAR O ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO?

1.Primeiro você deve procurar uma empresa/órgão público/pessoa física onde possa realizar atividades compatíveis com sua graduação.

2. Depois, irá conferir na lista abaixo se a empresa possui convênio com a Católica.

3.Caso não possua, encontra-se no item Convênios formulário que contém os documentos que devem ser apresentados para realizá-lo. Você só poderá protocolar o Termo de Compromisso e iniciar as atividades após o nome da empresa ser incluso na lista de convênios ativos do site

4.Após a confirmação / realização de convênio (que é quando o nome da empresa é incluso na lista de convênios ativos do site), você irá entregar o Termo de Compromisso de Estágio.

5. Caso e a empresa/agente de integração faça o próprio termo, basta protocolar o mesmo na Central de Atendimento para assinatura e acompanhar o andamento no portal. (Verifique item 7)

6.Se a empresa não dispuser de termo próprio, basta utilizar o modelo que se encontra abaixo no item Não Obrigatório.
6.1. Reúna-se com o seu supervisor local para formular o plano de atividades de estágio.
6.2. Formulado o plano de estágio junto ao supervisor local, peça ao professor orientador (coordenador do seu curso) que revise o plano de atividades. Preencha o restante do termo de compromisso se atentando as orientações contidas em sua primeira página, colete as assinaturas (menos a do Diretor da Católica, esta é de responsabilidade da Central de Estágio e será coletada após a conferência do termo de compromisso), anexe a cópia do seguro de vida em todas as vias do termo e o protocole no Central de Atendimento.

7.Após protocolar, você deve acompanhar o seu deferimento ou indeferimento em seu portal.
7.1. Se INDEFERIDO, retire seu termo na Central de Atendimento e então procure a Central de Estágio presencialmente nos horários de atendimento abaixo para ser orientado sobre o motivo do indeferimento e como proceder.
7.2. Se DEFERIDO, irá retirar a sua via e a da empresa na Central de Atendimento e pode, então, iniciar seu estágio.

8.ATENÇÃO! É obrigatório o Relatório De Atividades e Avaliação Do Estágio a cada 6 meses! Basta baixar o formulário abaixo no item Estágio Não Obrigatório – Relatório, Avaliação e Realização. Você deverá enviar via e-mail centraldeestagio@catolica-to.edu.br o Relatório De Atividades e Avaliação Do Estágio devidamente preenchido e assinado, a cada 6 meses no máximo e/ou ao final do estágio conforme o inciso IV do Artigo 7º da Lei 11.788/2008.

9.ENCERRAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO: caso seu estágio for encerrado antes da vigência; estagiário solicitar o seu desligamento; ou tenha encerrado dentro do período do termo de compromisso, é obrigatória a entrega na Central de Atendimento o Termo de Realização de Estágio junto ao (s) relatório (s) de Atividades e Avaliação do Estágio impresso e assinados, conforme os artigos 7º, inciso IV e artigo 9º, inciso V da Lei de Estágio 11.788/2008.

O QUE PRECISO FAZER PARA CUMPRIR O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO?

1.Primeiro, preferencialmente no semestre anterior a se matricular na disciplina de estágio, você irá conferir a lista de empresas/pessoas físicas que possui convênio com a Católica; você deve procurar uma empresa/órgão público/pessoa física onde possa realizar atividades compatíveis com sua graduação.

2.ATENÇÃO: você não poderá iniciar as atividades de estágio sem convênio ativo e termo de compromisso assinado.

3. Caso consiga um estágio em uma empresa que não possua convênio, encontra-se abaixo no item Convênios o formulário que contém os documentos que devem ser apresentados para realizá-lo. 3.1. Procure sempre conferir se a empresa possui convênio no semestre anterior a se matricular no estágio.

4.Conferido / realizado o convênio, (que é quando o nome da empresa é incluso na lista de convênios ativos do site) e se matricular na disciplina, reúna-se com o seu supervisor local e/ou professor orientador para formular o plano de atividades de estágio e preencher a declaração de horário.
4.1 ATENÇÃO: se o estágio for realizado nos laboratórios da Católica, preencha o termo próprio que está no item Estágio Obrigatório nomeado Católica – Laboratórios – Termo de Compromisso.

5.Formulado o plano de estágio e preenchida a declaração de horário junto ao supervisor local e/ou orientador da disciplina, preencha as demais informações do termo de compromisso se atentando as orientações que constam na primeira página do documento, colete as assinaturas (menos a do Diretor da Católica, esta é de responsabilidade da Central de Estágio e será coletada após a conferência do termo de compromisso) e o protocole no Central de Atendimento.

6.Após protocolar, você deve acompanhar o seu deferimento ou indeferimento em seu portal.
6.1Se INDEFERIDO, retire seu termo na Central de Atendimento e então procure a Central de Estágio presencialmente nos horários de atendimento abaixo para ser orientado sobre o motivo do indeferimento e como proceder.
6.2. Se DEFERIDO, irá retirar a sua via e a da empresa na Central de Atendimento e pode, então, iniciar seu estágio.

7.Ao final da execução das atividades de estágio, você irá elaborar um relatório e entregá-lo para seu professor orientador com seus anexos disponíveis abaixo no item Estágio Obrigatório – Relatório

Horários de Atendimento

Dia da semanaHorárioLocal
2ª Feira13:00h - 17:00h / 18:00h - 21:00hUnidade Sede
3ª Feira14:00h - 17:00h / 18:00h - 21:00hUnidade II
4ª Feira18:00h - 21:00hUnidade Sede
5ª Feira09:00h - 13:00h Unidade Sede

Documentos

Convênios

Estágio Obrigatório

Estágio Obrigatório - Relatório

Estágio Não Obrigatório

Estágio Não Obrigatório - Relatório