Foto da instituição
Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Faculdade Católica do Tocantins (FACTO), vinculada à Direção Geral da Faculdade Católica do Tocantins, é um órgão assessor e deliberativo nas questões referentes ao uso de animais para o ensino e a pesquisa.

A CEUA-FACTO tem por finalidade orientar, analisar, emitir parecer e expedir certificados, controlar e acompanhar as atividades de criação, ensino e pesquisa científica com animais. Visa garantir o cumprimento das normas de controle da experimentação animal editadas pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e está em conformidade com estabelecido pela Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008.

A missão da CEUA-FACTO é promover o uso racional de animais em atividades de ensino e pesquisa, baseado nos princípios éticos e do bem-estar animal. Não é objetivo da CEUA-FACTO impedir o uso de animais nas atividades da instituição. É objetivo da comissão a utilização de animais, baseada no refinamento de técnicas e uso de alternativas que permitam o ensino e pesquisa de qualidade, com o menor número possível de animais. De forma que se cumpra e se faça cumprir, no âmbito de suas atribuições, a criação e/ou utilização de animais para o ensino e pesquisa, atuando de forma consultiva, educativa e de assessoria.

Membros da CEUA-FACTO:

Prof.ª Karina Perehouskei Albuquerque Salgado
(Coordenadora CEUA-FACTO)

Prof.ª Joselaine Viganó
(Vice-coordenadora CEUA-FACTO)

Prof.ª Silmara Sanae Sakamoto de Lima
(Membro Titular)

Dr.ª Viviane Rodrigues Verdolin dos Santos
(Membro Titular)

Luciely de Oliveira Silva
(Membro Titular – representante da Sociedade Protetora dos Animais – AUSEMIAUS)

Documentos

Responsabilidade da CEUA
Responsabilidade do Professor/Pesquisador
Diretrízes para a Elaboração de Relatórios
Diretrízes para o Preenchimento de Formulários
Diretrízes para Envíos de Formulários