selo
Foto da instituição
Portal / GRADUAÇÃO
Arquitetura e Urbanismo

SOBRE O CURSO

Duração: 5 anos

Modalidade: Presencial

Titulação: Bacharelado

Turno: Integral

Carga horária: 3.600 horas

Aulas: de Segunda-feira a Sexta-feira (das 9h às 12h e das 14h às 17h)

Situação Legal:
Autorizado pela portaria do MEC nº 1.041 de 23 de dezembro de 2015

Fale com o coordenador:
Vanessa Cassol
vanessa.cassol@catolica-to.edu.br

Documentos:

Projeto Pedagógico do Curso
Horário Acadêmico 2018/1
Grade e Corpo Docente 2018/1

Missão

Formar profissionais Arquitetos e Urbanistas, aptos a compreender as complexidades de qualquer região, serem capazes de propor soluções inovadoras, criativas e sustentáveis desde a escala regional até as nuances do objeto.

Alicerçada em valores éticos, na responsabilidade humana e ambiental, potencializar as habilidades dos futuros profissionais para o mundo contemporâneo.

Objetivo

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica do Tocantins, objetiva proporcionar ao acadêmico o desenvolvimento de sua capacidade criativa de solucionar demandas sociais. Interpretar o seu contexto de atuação de maneira que consiga intervir nas cidades e edificações de forma eficaz e eficiente.

Além de incentivar fortemente a pesquisa acadêmica e a valorização da arquitetura como instrumento de transformação social e cultural, a harmonia entre o belo e a funcionalidade é um dos pilares do Curso inerente à sustentabilidade.

Perfil do egresso

O Arquiteto e Urbanista graduado pela Católica do Tocantins, estará apto a compreender e traduzir as necessidades do indivíduo e da sociedade.

Adquirirá conhecimentos para a concepção, organização e construção dos espaços internos e externos; ao urbanismo, à edificação, ao paisagismo, à conservação e a valorização do patrimônio construído. Entenderá a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis.

O profissional terá sólido domínio no planejamento e práticas criativas projetuais de escalas que solicitem o trabalho do Arquiteto e Urbanista.

Práticas acadêmicas ofertadas

O curso oferecerá aos seus acadêmicos amplos laboratórios de:

  • Maquete e Modelagens;
  • Conforto ambiental e Ergonomia;
  • Topografia;
  • Tecnologia e de Materiais de Construção;
  • Instalações elétricas e hidro-sanitárias;
  • Informática e prototipagem digital;
  • Atelier de design;
  • Atelier de projetos.

Inovação

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica do Tocantins possui projeto pedagógico inovador onde as disciplinas ofertadas aos discentes estão interligadas semestralmente e estes conhecimentos são apresentados através dos Projetos Integradores.

As disciplinas são integralmente utilizadas na prática profissional.

Os acadêmicos são avaliados por aquisição de habilidades e competências.

A grade curricular do curso possui, além dos Projetos Integradores, Estágios Supervisionados, Atividades Complementares, Núcleos de conhecimentos Profissionais e de Fundamentação bem como o Trabalho de Conclusão de Curso.