Foto da instituição
Portal / Notícias

Postado em 23/05/2017 - Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo promove primeira palestra da Semana Acadêmica

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica do Tocantins promoveu ontem, dia 22 de maio, a primeira palestra da Semana Acadêmica do curso, que tem como tema "Arquitetura e Sustentabilidade Urbana: Novos Contornos". O evento foi aberto com a palestra “Novas agendas urbanas”, ministrada pela doutora em Urbanismo, Ana Carla Fonseca.

A palestra teve como objetivos a contextualização da economia criativa nos dias atuais e defesa da importância de sua territorialização, esclarecer a harmonia e entendimento aceito no conceito de cidade criativa e defender seus entrelaçamentos com a lógica e reinvenção da cidade a partir dos ativos que lhe são diferenciais e situar as cidades de diferentes regiões vêm adotando estratégias de economia criativa consoante com ecologia urbana mais propícia à criatividade.

Ana Carla apresentou uma pesquisa feita por uma universidade americana, relatando o impacto que a automação industrial tem no trabalho de cada profissão, mostrando que algumas profissões ou parte delas irão ser substituídas por máquinas futuramente. A palestrante alertou: “o que precisamos fazer? Garantir que aquilo que sabemos tem valor agregado (tanto com gente, criatividade, interação com a cidade), e desenvolvermos melhor”, e acrescentou, "minha defesa é que a gente tem que transformar as cidades em espaços que sejam mais acolhedores para desenvolver essas habilidades que vão ser necessárias no futuro do trabalho”, disse a doutora, mostrando que os presentes na palestra terão um papel primordial nessa mudança.

Ana Carla trouxe exemplos de cidades criativas que funcionaram em alguns países, e apresentou os principais traços delas, que são eles: inovação, conexões e cultura. “As cidades são sistemas livres. A gente costuma ver as cidades como espaços construídos, mas o mais importante é o espaço entre eles, o espaço público. Não adianta ter espaço construído se a gente não souber valorizar o espaço entre eles”, e completou, “a gente tende a olhar para a cidade e só ver o que é visível”.

Na manhã de hoje, foi realizada a oficina de mobiliários urbanos, ministrada pelas professoras Ludimila Furtado e Flavia Leonel. Às 19h acontecerá a Exposição dos Mobiliários Urbanos da oficina e Vernissage dos artistas plásticos Fausto Paiva Neto e Mahau Ribeiro.

A programação da Semana Acadêmica segue até o dia 26 de maio e conta com mesa-redonda, workshops, oficinas, tour pela cidade e exposições.