selo
Foto da instituição
Portal / Notícias

Postado em 21/10/2017 - Institucional

Católica realizou VII Jornada de Iniciação Científica e de Extensão

Aconteceu dos dias 17 a 19 de outubro, a VII Jornada de Iniciação Científica e de Extensão da Católica do Tocantins. O evento contou com palestras, exposição de trabalhos em pôsteres e apresentação de resumos expandidos. No dia 17 de outubro, na unidade II, o público participou da palestra "Importância da pesquisa e extensão para o agronegócio brasileiro, ministrada pelo chefe geral interino da EMBRAPA", doutor Alexandre Freitas.

Os acadêmicos também assistiram as apresentações: Uso correto do EPI na aplicação de agrotóxicos, por Italo Schelive; Importância da estatística para as pesquisas nas áreas de ciências agrárias e biológicas, pela professora Angélica Pedrico; Atuação do engenheiro agrônomo na extensão rural, por Rafael Massaro; A importância da extensão rural para o desenvolvimento do agronegócio, por Adenieux Santana.

No segundo dia da Jornada, na unidade I, a professora doutora Eliene Gomes falou da importância da pesquisa na academia e alertou: “esse é o momento de mostrar nossas habilidades de investigação e produção do conhecimento, sobretudo dar o retorno para a sociedade, porque estamos desenvolvendo como educandor ou formador”, disse a professora.

O assessor jurídico, especialista em Direito Administrativo e Licitações, Renato Gomes, ministrou a palestra com o tema “Licitações de obras públicas”. O assessor abordou o processo licitatório público, focando em licitação em obras públicas. “Como temos muita corrupção a lei tem que ser mais burocrática, quanto mais burocracia parece que tem mais corrupção. Infelizmente vivemos nesse ciclo vicioso”, finalizou.

No dia 18, aconteceram as apresentações do Centro Superior Politécnico: Projetos complementares de obras civis com foco em instalações elétricas, pelo professor engenheiro Luiz Claudio; Controle de iluminação (dimmer) e acionamentos de circuitos de baixa tensão residencial, pelo professor João Carlos; Utilização racional da energia elétrica e robótica, pelo professor Luciano Iegi; Técnica de oratória usando o PowerPoint, pelo professor Joel Zukowski; Projeto e montagem de microprocessadores e microcontroladores, pelo professor Jabson Cunha; Segurança do trabalho na construção civil, pelo engenheiro Edinaldo Revorêdo; Introdução a programação python com git, github e travis ci, por Fábio Caritas; Microsoft Equation (Editor de equações da microsoft), pelo professor Vailton Alves e professor Paulo Vitoriano; Dimensionamento de partidas de motores para acionamento e transporte de cargas (yδ, compensadora, soft-start, direta), pelo professor Murilo Lopes; Controle de potência e excitação para motores, pelo professor Vagner Silva; Aplicação da lógica booleana em acionamento de circuitos (porta lógica), pelo professor Lázaro Marques; Dimensionamento hidráulico de redes de abastecimento de água, pelo professor Sebastião Noleto; Elaboração de projetos ambientais, pelo professor Thiago Bandeira; Aplicação de geossintéticos em engenharia ambiental e sanitária: apresentação e discussão, pelo professor Jocélio Mendonça; Simulação de Processos Discretos com Tecnomatix Plant Simulation, pelo professor Mabio Borges.

Na quinta-feira, 19 de outubro, foi a vez do Centro Superior de Ciências Sociais Aplicadas. O jornalista João Villaverde, falou aos ouvintes sobre os quatros processos de impeachment que aconteceram no Brasil, abordando um pouco sobre a história política desde a era Vargas até os anos atuais, chamando atenção para o último, que aconteceu em 2016, na palestra “Perigosas pedaladas – os bastidores da crise que abalou o Brasil. “É inimaginável a gente entrar no mercado de trabalho sem saber o que aconteceu ou o que está acontecendo. Sempre que a gente pondera o que está acontecendo abrimos novas caixinhas na cabeça, e começa a ficar mais criativa para coisas que são do nosso interesse”, disse o jornalista.

O último dia da Jornada contou também com a apresentação dos trabalhos: Elaboração de Artigo Científico, pela professora - Roseli Rego; Direito robótico: personalidade jurídica do robô, pelo doutor Marco Aurélio de Castro Junior; Nulidade matrimonial: desmistificando conceitos, pela Chancelaria do Tribunal Eclesiástico de Palmas, Cristina Bentes; A pesquisa científica e a carreira profissional: o que possuem em comum?, pelo professor Flávio Pacheco; Elaboração e apresentação de produções científicas, pelo professor André Raposo; Identificação de atividades curriculares científicas da Católica no curso de Ciências Contábeis, pelo professor Damião; Formatação de currículo adequado ao mercado de trabalho, pelo professor Fernando Bezerra; Como fazer um TCC, pelos professores Thalyson Renan e Gisele.