Foto da instituição
Portal / Notícias

Postado em 14/12/2017 - Engenharia Civil

Acadêmicos de Engenharia Civil realizaram ensaios no terreno do Hospital de Câncer

Os acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Católica do Tocantins realizaram ensaios dinâmicos de compactação de solo no terreno onde está sendo construído o Hospital de Câncer de Barretos, filial Palmas. Os ensaios foram realizados com um deflectômetro alemão que permite rápidas averiguações da capacidade de carga superficial de solos e dado que provém o posicionamento via GPS, o mesmo possibilita ensaios confiáveis em grandes áreas em um curto espaço de tempo.

Os ensaios foram iniciados com a presença da arquiteta Mônica Avelino Arrais e da engenheira Amanda Sotta.

Mônica Avelino, a mentora do macro-projeto do Hospital em Palmas, avaliou que a presença de acadêmicos e da juventude no esforço de construção desse Hospital é de fundamental importância, visto que essa obra terá impacto positivo ao longo de muitos anos tanto em Palmas quanto em seu entorno. Ela lembra que brevemente esse Hospital terá seu nome modificado para Hospital de Amor - Tocantins.

Amanda Sotta agradeceu em nome de toda a equipe de Barretos e frisou o quanto é importante a participação do curso de Engenharia Civil nessa obra, uma vez que vários estudos e ensaios poderão ser realizados nos laboratórios da Católica do Tocantins.

O professor Leonardo Pugliesi Furtado agradeceu o empenho dos acadêmicos e a parceria que o Hospital possibilitou à Católica: "O Hospital de Câncer de Barretos, futuro Hospital de Amor, é uma instituição brasileira sem fins lucrativos de excelente reputação e renome internacional. Por outro lado, a Católica do Tocantins dispõe de equipamentos utilizados nas melhores empresas de Engenharia do mundo e essa parceria trará grandes benefícios aos nossos acadêmicos e também à construção do Hospital. Visamos uma parceria de colaboração de longo prazo e nos dispomos a auxiliar o Hospital no que for necessário".