Foto da instituição
Portal / Notícias

Postado em 13/03/2018 - Agronomia

1º Encontro de Engenheiras Agrônomas do Tocantins aconteceu no dia 8

No dia 08 de março, o curso de Agronomia da Católica do Tocantins e a Associação de Engenheiros Agrônomos do Tocantins – AEATO realizaram o primeiro Encontro de Engenheiras Agrônomas do Tocantins. O evento teve como objetivo apresentar para as acadêmicas do curso algumas áreas de atuação das agrônomas com palestras de grandes profissionais da área.

O coordenador do curso, professor Cid Tacaoca Muraishi, fez a abertura do encontro parabenizando todas pelo Dia Internacional da Mulher e acrescentou, “Esse dia foi conquistado com muito suor. Fizemos esse evento pensando em vocês e para vocês”.

A primeira apresentação foi ministrada pela agrônoma Andréa Schimidt, com a palestra “Uma carreira na Biotecnologia”. Iniciou contando sua formação e as áreas que atuou como melhoramento genético de plantas, chegando a trabalhar com DNA humano. “Quando eu entrei na graduação eram 4 mulheres em 40 alunos, com o passar do tempo mudou. Nos laboratórios que trabalhei a representatividade feminina era imensa, em torno de 70%. Essa é uma área que acomoda muito as mulheres, pois acredito que boa parte desse trabalho são minuciosos e precisam de muita paciência e persistência”, finalizou.

Lúcia Leiko Tacaoca ministrou a palestra " Engenheiras destaque em nossa atuação”, abordando as dificuldades e desigualdade salarial entre os gêneros. “A gente enfrenta muitas dificuldades, mas o mais importante é que vocês confiem em vocês e trilhem os seus caminhos, experimentem, aproveitem que estão na faculdade para abrirem a cabeça para várias possibilidades de atuação”, disse Lúcia, alertando as acadêmicas para procurarem bolsas de iniciação cientifica, pois elas abrem bastante janelas.

A atuação da profissional mulher na área de vendas foi o tema da palestra de Juliana Aparecida Dias, que trabalha com vendas de produtos agrícolas. “ Nós temos um leque de atuação gigante. Se você, assim como eu, tem um pouco de afinidade para a área comercial, marketing, então venha para a área de vendas. Não é fácil, mas quando você recebe o feedback positivo do cliente é muito gratificante”.